19 dezembro, 2006

Não há paciência para vegetarianos

Quando ouço falar em vegetarianismo fico verde! Cada um sabe da sua vida, e, pessoalmente, até acho que o mundo andaria um pouco melhor se muito mais pessoas fossem vegetarianas. O que me irrita são:
- O moralismo/proselitismo dos vegetarianos
- O uso recorrente de frases como “está cientificamente comprovado que a dieta vegetariana é mais saudável”.
- A ideia peregrina de que uma galinha ou uma vaquinha é um ser vivo, mas uma couve ou uma beringela não.

Vou falar de cada um em mais detalhe:


Sim, acho que comemos carne a mais. Acho que isso é obviamente mau para a saúde (e isto sim, está cientificamente demonstrado). Mas detesto que me venham dizer que comer uma bela duma costeleta é um gravíssimo erro moral. Se eu quisesse sentir culpa ia à missa ao Domingo. Uma coisa é promover um estilo de vida e uma filosofia, outra é dizer, como no álbum dos The Smiths, “Meat is murder”.

Enquanto cientista (wannabe) revolto-me com o uso da ciência para fins de divulgação de produtos, ideias ou ideologias. Deixem lá estar a ciência no seu cantinho e lembrem-se que a ciência baseia-se sempre na presunção de dúvida e na falsificabilidade. Além disso, o que está provado (ou é aceite como certo até prova em contrário) é que o ideal é ter uma dieta rica em vegetais com cerca de 3 refeições de carne por semana, aliás, aprendi isso na Escola Primária, uma coisa chamada Roda dos Alimentos. Li e reli muitos argumentos acerca do quão saudável é a dieta vegetariana, mas nada me convence que alimentação sem dois aminoácidos essenciais (que não existem no reino vegetal) e sem o input proteico da carne animal (ou pelo menos produtos derivados de animais como leite e ovos) é saudável. Assim como, logicamente, não é muito inteligente fazer como nós portugueses que comemos carne dia sim dia sim.

Finalmente, quando leio coisas tipo “será que não se apercebem que estão a comer um ser vivo desnecessariamente” a minha alma de biólogo enfurece-se. Então as plantas são o quê? Minerais? De seguida vem o argumento repetido ad nauseum de que as plantas não tem sistema nervoso e logo não sentem dor. Obviamente quem diz isto nunca estudou biologia. As plantas tem um intricadíssimo sistema de comunicação intercelular que lhes permite que as raízes comuniquem com as folhas e as flores com outros órgãos, etc. Este sistema baseia-se na emissão de sinais químicos, como o etileno, hormonas vegetais e metabolitos secundários duma diversidade e riqueza que não são se encontra nos animais. Se uma parte da planta é afectada, digamos, pelo arrancar duma folha, por exemplo, são emitidas pelas células do local onde a “ferida” é feita uma série de sinais químicos que viajam pelos vasos do floema até outras partes da planta e desencadeiam uma série de respostas fisiológicas (Ex: encolher das folhas em algumas mimosas) e metabólicas (Ex: produção imediata de compostos tóxicos). A variedade de respostas é tão grande que constitui uma das mais prolíficas áreas de investigação científica. Sinais químicos. O que é a dor nos mamíferos se não uma consequência da actividade química de certos compostos denominados neurotransmissores? Quem se atreve a dizer que uma planta não sente dor?

Claro que aqui entra em jogo um fenómeno psicológico interessante: quanto mais parecido comigo melhor é! Ou seja: é absolutamente condenável e inadmissível tirar a vida a um ser humano. Não é condenável por lei, mas muito eticamente reprovável, tirar a vida a um animal doméstico como um cão ou um gato. É ainda eticamente reprovável tirar a vida a um mamífero como uma vaca ou um porco, mas se o mamífero for um rato já não há crise. Matar uma mosca já não é de todo eticamente reprovável, e desenraizar uma abóbora é absolutamente indiferente.

O vegetarianismo (tal como apregoado pelos activistas da prática) é um dos últimos bastiões do antropocentrismo, a ideia de que o Homem é o centro do Universo. Quando Darwin disse que o Homem não era feito à imagem de Deus mas descendente do macaco foi um escândalo (ainda é hoje para muita gente). A Evolução ainda é estudada assim: micróbio, alga, peixe, anfíbio, dinossauro, mamífero, Australopiteco, Neandertal, Homem! E todas as outras espécies que existem no nosso planeta e que tal como nós evoluíram de formas tão ou mais espantosas como a nossa?! Antropocentrismo. O Homem vê o mundo à sua imagem e semelhança. Por isso é que não é correcto matar animais, mas plantas tudo bem. Mesmo alguns vegetarianos afirmam que não comem carne, mas não tem problemas com o peixe!!! Não havia peluches com forma de peixe quando éramos crianças. Mas aposto que desde o Finding Nemo muitos vegans-rastafaris-contra-cultura (e eu gosto de todas estas tribos) deixaram de comer peixinho.

Com isto não quero dizer que concorde com o excesso de peso que a carne tem na nossa alimentação e que feche os olhos à maneira desumana como os animais são tratados nos nossos matadouros industriais. Ao menos antigamente, e quem viu uma matança do porco sabe disso, havia um respeito grande pelo animal que se criou durante anos. É preciso lutar por um tratamento mais ético dos animais que ingerimos, desde as condições em que crescem até à forma como morrem. Isto é uma atitude completamente diferente de “vamos todos deixar de comer carne”. É como dizer “vamos todos deixar de cagar porque a merda polui os rios”. Evolutivamente, a espécie humana é omnívora, predominantemente vegetariana, sem dúvida, mas omnívora.

Mesmo o argumento de que uma dieta vegetariana é mais ecológica talvez não seja muito errado, mas façam as contas a quantos hectares de terra seriam precisos para alimentar a população humana com base na agricultura. Além de que a plantação massiva de soja já está a ser responsável pelo abate duma vasta área na Amazónia e levou já a deslocação forçada e consequente suicídio colectivo da tribo Guarani-Kaiowa. Enfim, pasto para as vaquinhas continua a ser a principal razão para a destruição de florestas, mas sinceramente acho que o problema aqui não é tanto a forma de alimentação mas o excesso populacional humano.

Vá, lutemos pela dignidade no tratamento dos animais, por uma alimentação saudável com muitos mais vegetais, mas sem cruzadas e sem confundir valores e conceitos.

E já agora, Gnoma, estou solidário com a tua falta de assentos ortográficos nesses malditos teclados britânicos =D e espero que não te chateies... eu gosto é de ser do contra ;)

6 Comments:

At 1:39 a.m., Blogger O Ser Humano said...

EXCESSO POPULACIONAL!!!! Eu também voto nisso! Por isso é q sou tnt a favor dos homomaricógays sem crianças envolvidas e das lesbilinguas comigo a presenciar....... Ok, lá tou eu... HEHE!! Mas a sério, sou contra guerras e isso mas sei q têm um papel importantíssimo na diminuição da população mundial! Mente muito macabra a minha? Naaaaaa...

Mas dear Gnoma, o Desterrado reforçou o q eu tinha dito acerca das coisinhas q faltam na alimentaçao vegetarista! Apenas fê-lo mais efusivamente... Mas se quiseres podes bater-lhe pq ele é inofensivo e eu ajudo-te... ;)

Pois é... Temos discussão! Gosto disto... Soooooo... LET'S GET IT ON!! E eu como moderador: "Vou apelar à serenidade..."

P.S. - A parte da merda e rios tá LINDA!!

 
At 10:46 p.m., Anonymous Anónimo said...

LoL pa ti padrinho! :P

Sim... a merda e os rios tá kk koisa.. ktas horas pa chegar a tão grande afirmação?

Bjuuu *

 
At 1:39 p.m., Blogger Chris said...

Fiquei muito mais culto depois de ler isto... Quem diria que havia um sistema de transportes nos vasos do floema será que há portagens?
O que se quer é xixa da boa LOL
:p

keep going

 
At 6:42 p.m., Anonymous Anónimo said...

Bem, cheguei até aqui por intermédio de outro blog e a leitura... seguiu-se naturalmente :) Espero estar autorizada a comentar :)

Se bem que tenda a ser uma pessoa tolerante e aberta todo o tipo de ideias, quiça por deformação profissional, também por causa dela achei esta frase deliciosa "estão a comer um ser vivo desnecessariamente?". Cadeia alimentar? Já ouviram falar? É claro que podemos argumentar que existem alternativas para obtenção dos nutrientes presentes nos produtos de origem animal... mas não caiamos em extremismos! E, infelizmente, é aí que vejo refugiados alguns partidários da filosofia vegetariana, desvirtuando, espero eu, a original intenção dos pioneiros.

No fundo, por que há-de sempre haver a tentação de impor aos demais as nossas opções?

 
At 5:41 p.m., Anonymous Anónimo said...

A maria calou-vos!! Hihi! Isto ja se actualizava!!

 
At 5:49 p.m., Blogger O Ser Humano said...

Tempo de exames...
Mas já tão uns rascunhos prontos a ser completados! O je q n pense que isto acabou... :p

 

Enviar um comentário

<< Home